Alta Magia e Baixa Magia: Que são?

Existe uma tendência na ciência do Ocultismo para referir-se a dois tipos de magia: Alta Magia e Baixa Magia. Com frequência, isto se interpreta como um julgamento moral mais que um aspecto técnico. Em realidade, as palavras Alta e Baixa não se referem ao valor moral da Magia que se faz, senão a sua qualidade técnica.

Alta Magia Branca ou Magia Cerimonial

Muitas pessoas usam o termo Alta Magia Branca ou Magia Cerimonial no contexto de hermetismo ou esoterismo ocidental para abarcar uma ampla variedade de rituais longos e complexos de Magia. Nomeia-se como tal como os trabalhos incluídos se caracterizam pelas cerimônias e uma quantidade de acessórios necessários para ajudar ao praticante. Pode ser visto como uma extensão da magia ritual, e muitas vezes se usam como sinónimos. No entanto, neste artigo, falaremos da Alta Magia em contraste com a Baixa Magia.

Alta Magia e Baixa Magia

Alta Magia e Baixa Magia: Que são?Utilizam-se os termos Alto e Baixo para indicar a fonte da energia a usar durante nossos trabalhos mágicos. No entanto, isto se baseia em uma cosmologia medieval e não em uma verdadeira análise da energia. Então, chamamos Alta Magia à que utiliza a energia pura, trazida diretamente da Fonte, mitigada por formas e rituais específicos com o fim de dar forma à força, segundo a intenção do mago ou praticante. A Baixa Magia extrai a energia da terra, energia que se suavizou por existir no mundo manifesto ao redor do mago. Esta poderia ser chamado “Magia de Gaia” ou “Magia da Terra” e a outra “Magia Solar.”
Aliás isto funciona muito melhor como analogia. O Alto Mago saca sua força diretamente desde o centro da Vida e da Luz que se manifesta como o Sol em nosso cosmos. O Baixo Mago baseia-se na mesma energia, mas após que foi absorvida e tem mutado dentro da terra viva sobre a que ele se encontra.
Se toma-se a uma pessoa doente e aplica-se a terapia de Cor-Som isto é um ritual de Alta Magia. Ao trabalhar sobre a pessoa com ervas ou dar-lhe certas pedras, isto é Baixa Magia. Nenhuma delas é melhor ou mais eficaz, simplesmente funcionam em diferentes partes do indivíduo em questão. Uma trabalha mais diretamente com seu veículo físico, a outra mais diretamente com seus veículos astral e etéreo. Pode ser dito que há um melhor que outro? Depende da doença. Pessoalmente eu diria que os dois são melhores que um ou o outro, e que juntos têm uma maior probabilidade de sucesso.

Origens dos termos Alta Magia e Baixa Magia

O problema ao falar de dois tipos de Magia, surge com suas origens. A Magia Baixa é a magia da gente comum, dos povos pagãos. Esta é a magia das plantas e as flores, das pedras e as árvores, a magia da bruxa experimentada e dos idosos sábios. É comum, já que é caseira e fácil de trabalhar.

A Alta Magia tende a ser a Magia utilizada pelos intelectuais e os mais educados, aqueles que estão dispostos a aprender os matizes de como tratar com a energia desde sua fonte direta. Para trabalhar deste modo, requer-se uma grande concentração e aprendizagem. É a mesma diferença que há entre um programador de aplicações e um simples usuário de computadores.

Isto levou a uma separação clara entre os praticantes, que me parece triste, mas muito com frequência é real. Os Baixos Magos vêem aos Altos Magos como snobs e convencidos, e muitos deles o são. Os Altos Magos vêem aos Baixos Magos

como paletós e pobres, e há algo para valer nisto também. Mas como com qualquer generalização, sempre há exceções e há que poder ver o valor em ambos focagens.
Em minha opinião, bruxas e feiticeiros, sem importar sua origem ou suas práticas, deveriam ser levado melhor, buscar as similitudes e ver como os diferentes métodos podem beneficiar ao conjunto, e não pôr ênfase no que os faz diferentes ou os separa. As tradições legítimas têm valor, já seja que trabalhem com a Magia da Natureza ou diretamente com a Fonte. Um grande adepto que conheci me disse que ele tinha muito claro que as tradições Baixas e os ensinos Altos devem ser misturadas em uma só tradição de trabalho, e que no passado esta foi a intenção original. Eu sempre tenho estado de acordo com ele.

Aqui conclui este artigo sobre alta magia e baixa magia. Sigue navegando este site para aprender mais sobre Magia branca e feitiçeria.

Se deseja que eu realize este feitiço por tí, só te custará 20 usd.

Escreve-me uma vez realizado o pagamento. Minhas bênçãos!

Partilhar no Google Plus

A respeito de Amira

Olá a todos. Eu nasci no Brasil há muitos anos. Ali fiz meus primeiros passos aprendendo Macumba, Candomblé e Magia Negra. Depois dediquei-me a viajar pelo mundo aprendendo as artes da bruxaria. Em 1966 vivi um tempo em Haiti e Cuba, onde pude compreender a fundo os rituais das religiões Afro Americanas como o Vudú ou a Santería. Atualmente dedico-me a ajudar às pessoas através de meus conhecimentos para que possam encontrar o amor, a sorte ou a saúde. Espero ser-lhes de utilidade. Minhas bênçãos.
    comente em Blogger
    comente em Facebook

3 comentarios:

  1. Muito bom ajudou muito.
    Na verdade esse foi o único site que achei que sabe explicar de verdade a diferença entre a alta magia e baixa magia

    ResponderExcluir
  2. Tenho essa magia mas não sei usar desde os 7 anos de idade e de lá pra CA minha vida virou um inferno tenho14 anos alguém pode me ajudar esse negócio só vai piorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia livros sobre magia. Concentre-se nela, na energia e tudo dará certo.

      Excluir