Origem da celebração
Outros nomes de samhain
Samhain também foi conhecido por outros nomes. Alguns wiccanos e druidas celtas chamam-na Calam gaeaf, Calam gwaf, kala-goanv ou Nos Galã gaeof. Em Gales, é Nos cyn Calam gaual. Também se conhece como oie houney. Um livro medieval de contos, o Livro Amarelo de lecan, informa de que a gente comum o chamava a “Festa de mongfind”, a legendaria bruxa reina que se casou com um rei de Tara na velha Irlanda. No antigo calendário coligny, em um bronze que data gravado desde o século I D.C e foi desenterrado em 1897 na França, samhain chama-se trinouxtion samonii ou “Três Noites do Fim do verão”. Variantes ortográficas de samhain incluem samain, samuin e samhuinn.Com o crescimento e a propagación do cristianismo como a religião dominante em toda Europa, samhain assumiu nomes e formas cristãs. Dia de Todos os Santos o 1 de novembro e se comemoram os santos e os mártires cristãos. Dia dos difuntos, o 2 de novembro é uma forma de lembrar todas as almas dos mortos. Com a chegada dos espanhóis cristãos a México, os costumes indígenas de honrar aos mortos nesta época do ano misturou-se com o catolicismo romano e deu a luz ao Dia dos Mortos, a princípios de novembro. samhain compartilha a antiga prática espiritual de lembrar e prestar homenagem aos mortos com estas festas religiosas relacionadas ao cristianismo.
Diferença entre halloween e samhain
Em contraste, a focagem de samhain continua sendo religioso e espiritual. Embora as celebrações podem incluir decorações alegre, o honrar aos mortos que é fundamental para samhain é uma prática religiosa séria mais que uma recriação de fantasia alegre. Os rituais pagãos samhain de hoje, enquanto sombrios, são benevolentes, e, embora centrados na morte, não implicam sacrifícios humanos ou de animais. A maioria dos rituais de samhain levam-se a cabo em privado e não em público.
A longa associação de samhain com a morte e os mortos reflete os ritmos da natureza. Em muitos locais, samhain coincide com o final da temporada de crescimento. A vegetação morre de volta com geladas que matam, e portanto, literalmente, a morte está no ar. Isto contribui à antiga ideia de que em samhain, o véu é delgado entre o mundo dos vivos e o reino dos mortos e isto facilita o contato e a comunicação. Para aqueles que perderam a seres queridos no último ano, os ritos de samhain podem ser uma oportunidade para lhe dar um fechamento ao duelo e para entrar espiritualmente em comunión com os mortos.
Rituais de halloween
Há muitas maneiras de celebrar samhain. Aqui estão alguns, comummente conhecidos como rituais de halloween:Passeio pela natureza. Toma um passeio meditativo em uma zona natural cerca de tua casa. Observa e contempla as cores, aromas, sons e outras sensações da temporada. Experimenta-te a tí mesmo como parte do círculo da vida e reflete sobre a morte e a renascença como uma parte importante da Natureza. Se o local que visitas o permite , recolhe alguns objetos naturais e sobre a teu regresso, os usa para decorar teu lar.
Decoração de temporada. Decora tua casa com símbolos de temporada samhain e as cores laranja e negro. Coloca uma coroa otonal em tua porta. Cria lustres com abóboras, caules de milho, bolotas, e maçãs. Ponha velas em candelabros.
Altar de antepassados. Reúne fotografias, reliquias e outras lembranças de familiares, amigos e mascotas que faleça. Coloca em uma mesa, um armário, ou em outra superfície, junto de várias velas. Acende as velas em sua memória enquanto diz seus nomes e expressas teus bons desejos. Dá-lhes as obrigado por ser parte de tua vida. Senta-te em silêncio e presta atenção ao que experimenta. Anota as mensagens que recebe em teu diário. Este Altar de antepassados pode ser criado só para samhain ou se conservar durante todo o ano.
Banquete dos Mortos. Prepara um jantar de samhain com um espaço especial em tua mesa ou cerca do altar dos Mortos. Acrescenta uma oferenda de um pouco da cada bebida que se consome a uma copa que irá situada neste espaço, e em um prato acrescenta um pouco da cada comida que se serve. Convida a teus antepassados e outros seres queridos falecidos a vir a jantar contigo. Pode fazer o jantar completamente em silêncio. Após o banquete, coloca o conteúdo do prato e a copa dos mortos ao ar livre em um meio natural como uma oferenda para os mortos.
Histórias dos antepassados. Aprende a respeito da história familiar. Põe-te em contato com um ou mais parentes a mais idade e lhes pede que compartilhem lembranças de membros da família já falecidos. Registra o que dizem de alguma maneira e depois escreve em teu diário o que aprendeste. Dá as obrigado. Compartilha o que escreveste com outro membro da família ou um amigo. Acrescenta os nomes daqueles sobre quem aprendeu para os honrar também no Altar.
Visita ao cemitério. Visita a tumba de um ser querido em um cemitério. Traz a tua mente lembranças e considera formas em que o ser querido segue vivendo dentro de ti. Deixa uma oferenda, como flores frescas, ervas secas, ou uma libación de água.
Reflexões. Reflete sobre tua vida no último ano. Revisa teus diários, teus planos originais , fotografias e outras anotações que cries durante o ano que se vai. Considera como cresceste, teus lucros, desafios, aventuras, viagens, e aprendizagens. Medita. Escreve sobre teu ano e tuas reflexões.
Renovar. Elege uma área de tua casa ou de tua vida como um foco. Examina-o. Reorganiza-o. Solta o que já não é necessário. Cria um melhor padrão. Celebra a renovação e a transformação.
Magia de fogueira. Acende uma fogueira ao ar livre quando seja possível ou faça lumes em uma lareira ou um pequeno caldero. Escreve um mau costume ou hábito que deseja abandonar e joga aos lumes de samhain enquanto visualiza a libertação. Imagina-te adotando uma nova forma, mais sã de ser à medida que move-te ao redor do fogo.
Orientação adivinatoria. Faça uso de tarot, runas, adivinación, ou algum outro método de adivinación, busca e reflete sobre orientação para o ano vindouro. Escreve um resumo de teu processo e as mensagens que encontraste. Elege algo apropriado sobre que atuar e o faz.
Invocações Divinas. Honra e lume à divinidade em uma ou mais formas sagradas sócias com samhain, como a Deusa e o Deus da Natureza. Convida-os a ajudar em tua lembrança dos mortos e em teu entendimento do ciclo da vida, a morte e a renascença. Se perdeste a seres queridos no último ano, pede aos Seres Divinos seu apoio.
Liga com outros. Une em um ritual de grupo. Organiza um jantar de samhain em teu lar. Pesquisa os costumes samhain antigas e contemporâneas em livros, publicações periódicas, em internet, já través da comunicação com os demais. Troca ideias, informação e experiências. Independentemente de se pratica em solitário ou com outros, como parte de tuas festividades, reflete durante um tempo em ser parte da grande rede daqueles que celebram samhain em todo mundo.
Aqui conclui este artigo sobre rituais de halloween, ou melhor dito Rituais de samhain. Espero que te tenha sido de interesse e que compartilhe o conhecimento com teus contatos. Segue navegando este site para aprender mais sobre rituais e feitiçaria pagã.
Se deseja que eu realize este feitiço por tí, só te custará 20 usd.
Escreve-me uma vez realizado o pagamento. Minhas bênçãos!
0 comentarios:
Postar um comentário